sábado, 29 de agosto de 2009

Google disponibiliza livros em formato ePub



O gigante Google acaba de anunciar que cópias digitais de um milhão de livros de domínio público estarão disponíveis para download no Google Livros no formato digital ePub, que permite que o texto se adapte às telas dos e-readers. Matéria do Galley Cat traz um post no blog do Google que explica o funcionamento da nova plataforma e chama atenção para o caráter livre dos títulos nesse formato, sem problemas de domínio ou direito autoral

Muitos títulos disponíveis no Google Books estavam até então no formato PDF, difícil de converter-se de acordo com os diferentes modelos de e-reader. A decisão de convertê-los para o formato ePub os torna mais acessíveis e possíveis de serem lidos em uma gama maior de bases. Além disso, o novo formato é gratuito e apoiado por um número cada vez maior de leitores digitais, além de ser transferível de um leitor a outro de outra marca sem problemas de tradução. Contudo, as versões em PDF continuam a existir e estão sendo gradativamente transformadas em ePub.

O anúncio do Google está ligado à finalização do acordo do gigante com editoras e autores, resultante da ação coletiva movida pelo segmento, sob a alegação de que o Google teria violado os direitos autorais e os direitos de outros titulares de direitos autorais de livros ao colocar os títulos disponíveis em seu Google Livros. A ação judicial é denominada The Authors Guild.

Sob o acordo acertado em outubro passado com a Authors Guild e a Association of American Publishers, o Google concordou em pagar US$ 125 milhões para criar o Registro de Direitos Autorais de Livros. O sistema permitirá que autores e editoras registrem trabalhos para receber compensações pelo uso de suas obras. O plano do Google é permitir que internautas possam fazer buscas em milhões de livros com direitos autorais protegidos e também comprá-los. A complicada polêmica e os caminhos que ela aponta podem ser entendidos com a matéria do Terra.

Na guerra pelos acessos, a Microsoft e o Yahoo anunciaram recentemente um acordo para concorrer com o Google em pesquisas na internet, prevendo associar a tecnologia Microsoft à força de venda publicitária do Yahoo. Ele prevê que os sites de busca do Yahoo vão utilizar a ferramenta de busca Bing, da Microsoft. O Yahoo, por sua vez, vai administrar as vendas em publicidade on-line. Entenda o acordo aqui.

Em tempo: os criadores do e-reader da Sony anunciaram que o gadget vai adotar o ePub, numa medida para competir com força com o Kindle da Amazon. Um dos problemas dos livros digitais da Amazon é sua restrição ao uso de outros formatos no seu aplicativo.

A estratégia da Sony não foi à toa. A Amazon bateu o recorde de vendas de e-books nos Estados Unidos em junho, com um lucro de US$ 14 milhões - um aumento de 136,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Associação de Editoras Norte-americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário