quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Morreu escritor israelita Amos Kenan

O escritor e artista israelita Amos Kenan faleceu hoje, aos 82 anos, noticiou a rádio pública de Israel


Nascido em Telavive em 1927, Kenan foi um conhecido articulista dos jornais Haaretz, Haolam Haze e Yediot Aharonot, mas também pintor, escultor, poeta, ficcionista e dramaturgo.

Laico e associado à esquerda, era considerado um dos mais violentos críticos da sociedade israelita. Participou nos esforços para criar uma aliança com os palestinianos.

Com o jornalista e activista Uri Avery, redigiu em 1957 um manifesto em que se advogava a criação de um estado palestiniano em federação com Israel, numa altura em que poucos israelitas reconheciam a existência dos palestinianos como um grupo nacional.

Entre 1954 e 1962, viveu em Paris, onde um dos seus livros foi ilustrado por Pierre Alechinsky e uma das suas peças adaptada por Maurice Béjart.

Durante a sua estada na capital francesa, Kenan teria inspirado a Christiane Rochefort a personagem do seu romance Le repos du guerrier.

O romance mais célebre de Kenan, A estrada de Ein Harod, publicado em 1984, está traduzido em oito línguas e foi adaptado para o cinema por Hollywood.

O escritor recebeu vários prémios e distinções, entre os quais o Prémio Sam Spiegel em 1962, o Prémio do Conselho de cinema de Israel em 1970, o Prémio do Instituto internacional do Teatro em 1995 e o Prémio Brenner em 1998.

Lusa / SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário