quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Garrincha é estrela de livro sobre futebol publicado no Chile


Escritor e ex-jogador de futebol chileno Reinaldo Edmundo Marchant afirma que recebeu uma flechada poética quando viu o ex-ponta jogar no seu país

GLOBOESPORTE.COM


"El Ángel de las Piernas Torcidas", ou "O Anjo das Pernas Tortas", é o nome do livro do escritor e ex-jogador de futebol chileno Reinaldo Edmundo Marchant lançado nesta terça-feira em Santiago, no qual Garrincha (1933-1983) é a estrela em meio a diversas histórias dos gramados (veja no vídeo ao lado, imagens do filme "Garrincha, a Alegria do Povo"). O título da publicação evoca um dos apelidos dados ao eterno craque do Botafogo e astro das Copas do Mundo de 1958 e 1962, ambas conquistadas pelo Brasil, e que, para o autor, foi a personificação de uma enorme mudança para o futebol.



Segundo Marchant, antes de Mané Garrincha - cujo nome de batismo era Manuel Francisco dos Santos - pisar em um campo de futebol, o esporte era um espetáculo que carecia de gênios, pois não existia quem empreendesse movimentos bruscos, saltos, ameaças e movimentos imperceptíveis com o corpo.



"Pela poesia que desenhou no gramado", o livro é dedicado a Garrincha, embora também ofereça outras histórias do futebol. Já na introdução de "El Ángel de las Piernas Torcidas", o ex-jogador da seleção argentina e atual diretor-geral do Real Madrid, Jorge Valdano, escreve que Garrincha jogava "como Cantinflas falava", em alusão ao famoso ator e humorista mexicano.



- Um homem livre, um estilo poético, uma máquina de ameaçar com suas pernas tortas que não se sabia para onde iriam arrancar, até suas ideias geniais e divertidas que deixavam sempre uma vítima no caminho - sentenciou.



Nascido em 1958, Marchant foi ponta-direita profissional - assim como Garrincha - dos clubes chilenos Palestino e Deportivo Aviación, este último já extinto. Como escritor, ele publica agora sua quarta obra relacionada com o futebol. No novo livro, as diversas histórias levam a uma conversa entre Pelé e Maradona em um distante aeroporto japonês na qual finalmente Mané é lembrado com devoção pelos dois craques.



Marchant lembra que, ainda criança, viu o Botafogo de Garrincha no Chile e sentiu "uma flechada poética" ao ver suas evoluções e ao apreciar como, a cada vez que Mané pegava na bola, o público ficava de pé para desfrutar de seu jogo imprevisível e maravilhoso.



- Então entendi que a essência deste esporte residia na felicidade que o público queria buscar, e Garrincha foi o jogador que mais alegria deu ao povo em toda a história - concluiu o autor.



No Brasil, em 1995, o escritor Ruy Castro lançou o livro "Estrela Solitária: um brasileiro chamado Garrincha", que teve uma série de problemas na Justiça, por contestações das herdeiras do craque do Botafogo e da seleção brasileira. Atualmente o livro está liberado para venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário