sábado, 22 de agosto de 2009

Gripe suína: UFPR muda datas do vestibular para que alunos possam estudar


A UFPR (Universidade Federal do Paraná) alterou as datas do vestibular 2010 para que os estudantes das escolas do Paraná possam estudar todo o conteúdo curricular até o final do ano. No Estado, o início das aulas foi adiado para 17 de agosto, para evitar a propagação do vírus da gripe A (H1N1).

Com a mudança, a primeira fase do vestibular, que ocorreria em 15 de novembro, passa para o dia 29 de novembro. A segunda fase, que seria aplicada em 6 e 7 de dezembro, foi transferida para os dias 12 e 13 do mesmo mês. Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a mudança foi feita para atender às diversas solicitações de estudantes.

Além da mudança de datas, a prova do dia 12 de dezembro sofrerá também redução na duração de 5 horas para 4h30. Segundo comunicado realizado nesta sexta-feira (21), a UFPR ainda irá decidir se o número de questões discursivas também sofrerá alterações.


Religião
Os candidatos que, por convicção religiosa, sentirem-se impedidos a fazer a prova do primeiro dia da segunda fase (12/12), receberão um atendimento diferenciado.

Eles devem entrar no mesmo horário que os demais candidatos, e aguardar, incomunicáveis, até o pôr-do-sol, quando começarão a resolver a prova. Esses candidatos deverão apresentar um requerimento com esse pedido, acompanhado por uma declaração.


Novidades
No vestibular 2010 a UFPR oferecerá duas novas opções de cursos de graduação: biomedicina (manhã e tarde), com 30 vagas, em Curitiba; e ciências biológicas com ênfase em gestão ambiental (manhã e tarde), com 80 vagas, em Palotina.

Com isso, serão ofertadas 5.334 vagas em 91 cursos. Mais de um terço dessas vagas (33,9%) são para cursos noturnos e 81,8% são para cursos que iniciam no primeiro semestre do ano que vem.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 será contado como parte (10%) do desempenho final. Ou seja, quem não fizer o Enem desse ano terá somente 90% da nota. Os dados referentes à inscrição no exame devem ser informados no ato da inscrição do vestibular.

Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.


Inscrições

As inscrições para o vestibular 2010 começam às 8h da próxima segunda-feira, 24 de agosto, e terminam às 16h de 30 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 72. A taxa para treineiros é de R$ 70.

Candidatos que não têm condições para pagar esses valores podem pedir isenção de taxa entre os dias 14 e 18 de setembro. Um edital específico normatizará os procedimentos desses pedidos.


Feira de profissões
Entre os dias 11 e 13 de setembro a UFPR fará a 7ª edição da feira "UFPR Cursos e Profissões" - evento realizado anualmente, que reúne estandes de todos os seus cursos de graduação.

A feira estará aberta das 8h às 18h, no campus Jardim Botânico da universidade (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, em Curitiba). A entrada é gratuita. O público-alvo preferencial são alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.


Veja os cursos que serão oferecidos no vestibular 2010:


-biomedicina (manhã e tarde);
-ciências biológicas com ênfase em gestão ambiental - palotina (manhã e tarde);
-arquitetura e urbanismo (tarde);
-engenharia elétrica (noite);
-engenharia industrial madeireira (noite);
-engenharia mecânica (noite);
-história (noite);
-letras italiano ou português/italiano (manhã);
-letras japonês (noite);
-letras polonês (noite);
-química (noite);
-tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas (tarde);
-tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas (noite);
-tecnologia em aqüicultura - palotina (noite);
-tecnologia em aqüicultura - pontal do paraná (manhã/tarde);
-tecnologia em biocombustíveis - palotina (noite);
-tecnologia em biotecnologia - palotina (noite);
-tecnologia em comunicação institucional (tarde);
-tecnologia em construção de instrumentos musicais (manhã e tarde);
-tecnologia em gestão da qualidade (noite);
-tecnologia em negócios imobiliários (noite);
-tecnologia em produção cênica (noite);
-tecnologia em secretariado executivo (noite).


Outras informações podem ser obtidas no site da UFPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário