quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Indicações para "Man Booker Prize" de 2009 incluem estreantes e escritores consagrados



*da Folha Online


Um dos prêmios literários mais importantes de todo o mundo, o inglês "Man Booker Prize", já tem a sua lista de 13 obras selecionadas para concorrer à edição de 2009. O objetivo da premiação, que comemorou seu 40º aniversário em 2008, é reconhecer os melhores livros de ficção cujos autores sejam cidadãos da Commonwealth --a comunidade das ex-colônias britânicas-- ou da República da Irlanda.

Este ano, nomes consagrados da literatura mundial como a inglesa A.S. Byatt e o sul-africano J.M. Coetzee foram incluídos na lista de escritores indicados. Byatt concorre com o livro "The Children's Book", enquanto Coetzee participa com o recém-lançado "Summertime".

Segundo informações do jornal inglês "The Guardian", a presença dos dois autores entre os escolhidos não foi nenhuma surpresa já que ambos já conquistaram o prêmio em anos anteriores. Desta vez, o inusitado ficou por conta da autobiografia bem-humorada "Me Cheeta", que conta detalhes da vida de uma das personagens primatas mais famosas do cinema e companheira fiel de Tarzan, a Chita. Escrita pelo ghostwritter James Lever, o livro traz revelações interessantes sobre ela como o fato do animal ser, na verdade, um chimpanzé macho.


O presidente do júri de 2009 do "Man Booker Prize", o jornalista escocês James Naughtie, considerou a lista dos 13 livros, selecionados entre 132 obras, "uma das mais representativas dos últimos anos", com "um leque de estilos e temas que a tornam uma extraordinária e rica mistura de ficção". Agora, a tarefa dos juízes é reduzir esta lista para uma menor, formada por apenas seis romances que concorrerão à final. O vencedor será conhecido em outubro e receberá um prêmio equivalente a R$155 mil.

No ano passado, a obra do escritor indiano Salman Rushdie, "Os Filhos da Meia-Noite" (Companhia das Letras, 2006) ganhou o Booker de melhor livro em toda a história da premiação, enquanto seu compatriota o jornalista Aravind Adiga foi o vencedor de 2008, com o romance que marcou sua estreia no gênero de ficção "O Tigre Branco".

Confira a lista completa das obras indicadas na primeira fase do "Man Booker Prize" deste ano. Até o momento, nehuma delas foi lançada no Brasil:

- The Children's Book, de A.S. Byatt (Chatto and Windus)
- Summertime, de J.M. Coetzee (Harvill Secker)
- The Quickening Maze, de Adam Foulds (Jonathan Cape)
- How to paint a dead man, de Sarah Hall (Faber and Faber)
- The Wilderness, de Samantha Harvey (Jonathan Cape)
- Me Cheeta, de James Lever (Fourth Estate)
- Wolf Hall, de Hilary Manter (Fourth Estate)
- The Glass Room, de Simon Mawer (Little, Brown)
- Not Untrue & Not Unkind, de Ed O'Loughlin (Penguin)
- Heliopolis, de James Scudamore (Harvill Secker)
- Brooklyn, de Colm Tóibín (Viking)
- Love and Summer, de William Trevor (Viking)
- The Little Stranger, de Sarah Waters (Virago)

Nenhum comentário:

Postar um comentário