segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sociólogo de renome internacional, Boaventura de Sousa Santos lança livro de poesias em BH


Intitulada “Janela Presa no Andaime”, a obra revisita temas, pessoas e lugares caros ao autor

Nome de grande prestígio nos meios acadêmicos internacionais e entre os militantes políticos de esquerda, especialmente na América Latina, o cientista social português Boaventura de Sousa Santos está em Belo Horizonte para promover o lançamento, hoje, de seu livro de poesias "Janela Presa no Andaime".

Apesar de pouco conhecida, sua relação com esse gênero literário remonta a meados da década de 60, quando deu início à produção poética que já rendeu títulos como "O Rosto Quotidiano" (1966), "Têmpora" (1980), "Viagem ao Centro da Pele" (1995) e "Madison e Outros Lugares" (1989).

Em "Janela Presa no Andaime", o autor revisita alguns de seus temas e livros, instaurando, dessa maneira, um diálogo intratextual através do qual reinaugura a confrontação do sujeito consigo mesmo e com o mundo.

Os poemas que compõem o livro estão divididos em sete tomos distintos, que carregam títulos como "História das Portas Futuras", "Cartas com Paisagens" e "Palavras Sobrepostas em Ângulo Raso".

Na apresentação do livro, Rogério Barbosa da Silva, doutor em literatura comparada pela UFMG, destaca que a geração de Boaventura viveu, nas décadas de 60 e 70, um intenso movimento marcado pela renovação da linguagem poética e por embates ideológicos acentuados, devido tanto à oposição ao salazarismo quanto aos conflitos entre os escritores ligados ao neorrealismo e ao experimentalismo no embate das ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário