terça-feira, 18 de agosto de 2009

O prazer da troca



catracalivre.folha.uol.com.br


Com auxílio da Internet, sites buscam incentivar a troca de livros estimulando e valorizando a diversidade na leitura
Há muito se discute o valor de um livro. Se esse se estende para além do conteúdo, sendo transformado em troféu colocado na estante. O motivo pelo qual alguns de nós o consideramos um bem material, ainda é objeto de estudo. Talvez, porque dispensamos uma quantia significativa para a compra, ou colocamos em nossa intenção a vontade de lê-lo outra vez.

A troca de livros vem sendo, frequentemente, pensada e estimulada por empresas e sites de pessoas entusiastas da ideia. Criado em 2005, o portal Estante Virtual criou, há dois meses, o Programa Nacional de Troca de Livros, que busca democratizar a leitura através do incentivo da integração de sebos ao portal e na adesão ao programa. Hoje, são 130 sebos no Brasil, que fazem parte do programa. Em São Paulo, esse número baixa para 50, mas para André Garcia, idealizador do site, já é um número significativo. “A troca de livros sempre existiu, mas lançamos uma nova condição aos leitores; o crédito virtual”, comenta.

Para fazer parte do programa, o leitor deverá se dirigir aos sebos participantes e oferecer livros seminovos (exemplares conservados e com potencial de venda). O livreiro avaliará e entregará um vale-compras, que poderá ser usado no mesmo local da venda do livro (o crédito será 25% do preço de mercado), ou o crédito virtual (20% do preço de mercado). Nesse caso, os créditos valerão para aquisição de livros na Estante Virtual, nos acervos de mais de 400 sebos de todo o Brasil que aceitam o Pagamento Digital. Segundo Garcia, o crédito virtual é como se fosse uma conta corrente virtual, transação toda feita por e-mail.

Desde a década de 90, a característica do sebo vem se transformando. O fluxo de livros recém-lançados aparece em estantes dos sebos. Alguns deles, já fecham acordo com editoras para a venda em atacado.

Apelidado de “Google” dos Sebos, o portal Estante Virtual conta com 1,5 mil e livreiros cadastrados, cerca de 4,5 milhões de obras online e 20 milhões de livros offline (acervo físico de todos os sebos participantes). Dos títulos presentes, dois milhões deles custam até R$ 12. Três milhões de livros chegam a até R$ 20, no portal. Forma-se, portanto, uma grande rede de comercialização e incentivo à formação de sebo, oferecendo um programa de cadastro simplificado e envia kits do Sebrae, aos pequenos livreiros, com auxílio na abertura de novos estabelecimentos. “Nossa missão é tirar a imagem de um lugar que tenha apenas a finalidade de encontrar livros antigos e fora de catálogo”, finaliza.

Sites que promovem a troca na Web

Portal de Troca de Livros

Book Mooch

Nenhum comentário:

Postar um comentário