segunda-feira, 31 de agosto de 2009

31/08: O dia do Blog


Hoje é comemorado mundialmente o dia do Blog. Não poderíamos deixar de fazer a referência à data aqui neste espaço.

Cabe aqui destacar o fato de que o Weblog é um grande passo no sentido de realmente democratizar a cultura da informação. A liberdade de pensamento está diretamente relacionada à livre difusão da informação, e nesse sentido, até pouco tempo atrás, vivíamos a ilusão da livre circulação de idéias, que camuflava o poder do monopólio da 'verdade'. Nosso país é um prodigioso exemplo de como se pode, através dos meios de comunicação de massa, uniformizar o pensamento e anestesiar a população diante de toda a sorte de canalhices.

Nesse sentido, o blog é um meio de comunicação revolucionário: antes apenas a recepção da informação era universal, agora, qualquer um, ao menos em tese, pode veicular seus textos, difundir suas idéias em escala global. O problema passa a ser outro: o volume absurdo de informação disponível jamais poderá ser integralmente processado pelo leitor. O que é realmente digno de ser lido/visto na web?

Alguns críticos patrocinados pela indústria da informação já tentam descredibilizar a blogosfera. Alegam que a informação passa a ser veiculada por amadores e que suas opiniões passam a concorrer com as 'verdades' do noticiário. Mas um verdadeiro ambiente democrático supõe a pluralidade de opiniões. O que é realmente nocivo é a massificação, a padronização do pensamento promovida pelos detentores do poder econômico.

O Blog está incomodando os 'donos da verdade' e transformando o mundo!

Viva a blogosfera!

Um comentário: