sexta-feira, 31 de julho de 2009

"Biografia" de chimpanzé concorre a prêmio literário


A lista com os 13 finalistas do prêmio literário britânico Man Booker Prize 2009 foi divulgada na última terça-feira, dia 28 de julho, e uma surpresa “animal” está dando o que falar, como mostra matéria do Terra. Um dos livros indicados ao premio é uma "autobiografia" de um chimpanzé. O livro de ficção Me Cheeta - My Life in Hollywood, lançado no fim de 2008, foi escrito por James Lever como se o macaco contasse sua história. Uma vida agitada, diga-se de passagem.

O relato contém os detalhes sobre os bastidores de Hollywood nas décadas de 1930 e 1940, a "era de ouro” dos grandes estúdios de cinema. O livro conta ainda a sua “fuga” da África, a perda da virgindade com algumas macacas na mansão de Charles Chaplin, até o estouro como astro de cinema, fiel companheira de Tarzan, vivido no cinema por Johnny Weissmuller.

O jornal inglês Telegraph fez uma resenha de Me Cheeta em que considera a obra uma “sátira de humor negro do showbizz”. Já o Time Online disponibiliza uma reportagem de 2008 que conta um pouco sobre a vida de Cheeta e sua “carreira” em Hollywood. O blog Bibliotecário de Babel repercute o livro.

A tempo: o vencedor do Man Booker Prize 2009 será anunciado no próximo dia 6 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário