terça-feira, 28 de julho de 2009

13 Cascaes: Autores de livro indicado para o vestibular da UFSC debatem com estudantes


Uma das etapas mais temidas por quem vai fazer concurso para ingressar na universidade é a prova de redação. Apesar de não existir fórmula mágica para elaborar um bom texto, uma iniciativa em Florianópolis pretende ajudar vestibulandos a superar o medo em relação à língua portuguesa. O projeto “Conversas sobre o 13 Cascaes” vai colocar frente a frente autores da coletânea de contos indicada para o Vestibular da UFSC 2009/2010 e alunos de cursos pré-vestibular. O encontro será realizado nesta terça-feira (28/07), das 10h às 19h, na Casa da Memória, no Centro. A promoção integra as comemorações dos 22 anos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Oito cursos preparatórios para vestibular da área central foram convidados a participar do projeto, que nesta primeira edição vai atender 150 alunos do Curso e Colégio Tendência. Cada debate, limitado a 50 estudantes, terá cerca de duas horas de duração e participação de três autores. Além da conversa com os escritores catarinenses, os vestibulandos irão assistir ao documentário Franklin Cascaes – também produzido pela FCFFC em 2008 – visando à contextualização sobre a importância da obra do pesquisador e folclorista.

O projeto “Conversas sobre o 13 Cascaes” pretende aproximar os estudantes da literatura, promovendo a interação com o autor e a familiarização com o processo criativo da obra. A mediação das discussões será feita pelo Coordenador de Patrimônio Cultural da FCFFC, Dennis Radünz, que é Gerente da Casa da Memória. “Esperamos despertar o interesse dos alunos pela literatura e, com isso, contribuir para a formação de leitores”, justifica.

Os encontros com vestibulandos serão realizados até novembro, conforme a disponibilidade dos autores e o agendamento prévio pelo telefone 3333-1322. Após confirmar a participação no projeto, os cursinhos devem discutir o conteúdo do livro em sala de aula, antes do debate com os escritores. No dia do evento, o livro 13 Cascaes estará à venda na Casa da Memória a R$ 25.

13 Cascaes - Embora a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) tenha publicado anteriormente vários títulos, 13 Cascaes marca um momento especial para a instituição. É o primeiro livro lançado com o selo da Fundação Franklin Cascaes Publicações, que comemora um ano de atividade desenvolvendo uma cuidadosa linha de produtos voltados ao resgate da memória local e outros prestigiando a literatura e a arte contemporâneas de Florianópolis.

Sucesso editorial desde que foi lançado, o livro 13 Cascaes é uma coletânea de contos de escritores catarinenses que inclui textos de Adolfo Boos Jr., Amilcar Neves, Eglê Malheiros, Fábio Brüggemann, Flávio José Cardozo, Jair Francisco Hamms, Júlio de Queiroz, Maria de Lourdes Krieger, Olsen Jr., Péricles Prade, Raul Caldas Filho, Salim Miguel e Silveira de Souza, com depoimento de Gelci José Coelho (Peninha), ilustrações de Tércio da Gama e edição de Dennis Radünz.

A obra tem como elemento central a figura do múltiplo artista e folclorista Franklin Cascaes. Cada autor, à sua maneira, construiu uma história em que Cascaes, ou sua obra, aparecem ora como protagonista, ora como figurante da trama criada. Idealizado por Salim Miguel e Flávio José Cardoso, o livro foi lançado em 2008, integrando as comemorações do centenário do nascimento do pesquisador catarinense.

Entre as oito publicações do selo da FCFFC, 13 Cascaes é o titulo mais vendido. Indicado para o Vestibular da UFSC 2009/2010, o livro já atingiu a tiragem de 4.300 exemplares e tem impressão de mais 2.500 unidades prevista para agosto. A segunda publicação mais vendida com o selo da Fundação Franklin Cascaes também é inspirada no folclorista catarinense. É o livro Bruxarias nos desenhos de Franklin Cascaes, escrito por Péricles Prade.

. [Debates, no dia 28 de julho (terça-feira), das 10 às 19 horas, na Casa da Memória / FCFFC, Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro | Telefone para agendamento/ informações: (48)3333-1322. Gratuito]

Nenhum comentário:

Postar um comentário