sexta-feira, 24 de julho de 2009

Saiba como funciona o uso da nota do Enem na UFRGS


Pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio será usada como bônus para os candidatos

do ClicRBS

Uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá definir uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no próximo vestibular. Ainda mais se o candidato estiver disputando as últimas vagas em cursos muito concorridos, como Medicina, no qual centésimos podem decidir a classificação.

A universidade criou uma fórmula inédita que beneficiará até mesmo os candidatos que não forem bem no exame. Conforme a decisão, anunciada oficialmente na quarta-feira, o Enem será um bônus para todos os candidatos que optarem pelo uso da nota no vestibular da UFRGS. Quem gabaritar o exame, aplicado este ano nos dias 3 e 4 de outubro, ganhará até 13,53 pontos, que serão acrescentados à média harmônica. Quem for mal não será prejudicado, apenas ganhará menos pontuação.

Para garantir o benefício da prova nacional, sem prejudicar o vestibulando, a instituição vai calcular a média da prova do Enem separadamente. Assim, o desempenho no Enem não poderá interferir na média harmônica das nove provas da universidade.

– A ideia é incentivar a participação dos alunos do Ensino Médio no Enem, já que a pontuação obtida representará um bônus – explica o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto.

Professor de cursinho aprova uso do Enem no concurso

No Centro de Processamento de Dados da UFRGS, os cálculos para o próximo concurso já estão definidos. Eles foram aprovados pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe), sem a necessidade de ratificação do Conselho Universitário, porque as novas regras não mudam o processo de seleção.

– O Enem entra na média final para ajudar o estudante – explica Roberto Macedo, coordenador de informática do concurso.

Para o professor Flávio Azevedo, do curso Unificado, que acompanha o vestibular da UFRGS há mais de 20 anos, a proposta da instituição é a menos “maléfica” para o estudante. Para o professor, a decisão da universidade vai ajudar a acalmar os alunos que estão ansiosos com as mudanças promovidas em tempo recorde nos processos de seleção do país.

– Acredito que a grande decisão da UFRGS foi não abrir mão do seu vestibular, que chegou a um nível de muita qualidade ao longo de anos de estudo e aperfeiçoamento – diz Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário