quinta-feira, 23 de julho de 2009

Exposição de Kerstész flagra imagens bucólicas de leitores


*matéria de O Livreiro


Conhecido como “the godfather of photojournalism”, algo como “o padrinho do fotojornalismo”, o húngaro André Kertész (1894-1985) está com parte de seu acervo exposto em Londres. São 40 imagens extraídas do livro “On reading”, de 1970, em que mostra fotos de pessoas de diferentes classes e idades absortas em seus livros e jornais, em cenas que são puro escapismo.

Uma matéria do jornal “Telegraph” descreve a organização espacial da exposição, intitulada “André Kertész: on reading”. Vistas em conjunto, as fotos são colocadas em displays que parecem peças de um quebra-cabeça. Como se fossem um olhar de Kertész celebrando, de acordo com o jornal, uma “passagem de um mundo baseado no texto para outro centrado na imagem”.

Kertész ficou conhecido, também, por rejeitar a conformidade e pela intuição no exercício da fotografia. É um dos pioneiros do conceito de fotografia “espontânea” e sua obra flerta com o surrealismo e o construtivismo. Ficou famoso pelos cliques do cotidiano dos parisienses, na época em que morava na cidade, e pelas fotos da cidade de Nova York, onde morou nos últimos anos de sua vida.

Veja algumas fotos em cartaz na exposição “André Kertész: on reading”.

Leia matéria do “Telegraph” sobre a exposição dos trabalhos de Kertész.

Nenhum comentário:

Postar um comentário