domingo, 12 de julho de 2009

Filme "O que é isso, companheiro?", de Bruno Barreto.

Um dos grandes filmes do cinema nacional na década de 1990, "O Que é Isso, Companheiro?", dirigido por Bruno Barreto, é uma interessante adaptação do livro homônimo. O diretor, em sua leitura cinematográfica do texto de Gabeira, privilegia a ação, com as ações de guerrilha protagonizadas por militantes de esquerda.

Isso não significa que os conflitos morais decorrentes daquele contexto de violência não sejam explorados. Pelo contrário: o protagonista, vivido por Pedro Cardoso (ator consagrado em comédias como "A Grande Família"), demonstra o drama de um intelectual que se vê envolvido com a luta armada. Como guerrilheiro em ação é patético, mas se impõe como por suas idéias e por seus valores. Fiel ao espírito do livro, o personagem Fernando Gabeira se constrói como um contraponto sensível ao radicalismo de uma esquerda stalinista encarnada por Jonas (Matheus Natchergaele).

Por outro lado, Henrique (Marco Ricca) centraliza o papel do militar, que não pode abrir mão de sua missão. Tem consciência de que persegue e tortura jovens idealistas, mas entende que são manipulados por uma esquerda 'perigosa', e que por isso precisam se destruídos. Revela em dado momento que não consegue dormir à noite.

O filme ainda conta com Fernanda Torres (Maria), Luís Fernando Guimarães (Marcão), Cláudia Abreu (Renée) Selton Mello (César) e Caio Junqueira (Júlio) compondo o MR-8 de Gabeira. Participações especiais de Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves e Othon Bastos dão a dimensão do que se pode realmente considerar com um "grande elenco".

Não por acaso essa produção do brilhante diretor Bruno Barreto foi indicada ao oscar de melhor filme estrangeiro em 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário