quarta-feira, 15 de julho de 2009

Unesp lança edital do vestibular 2010; instituição oferece 6.394 vagas


A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou nesta terça-feira (14) o edital do vestibular 2010. Em março, a instituição aprovou mudanças no processo seletivo, que passou a ter duas fases, com um total de três dias de exame. Antes o vestibular era realizado em fase única.


Veja o edital da Unesp 2010

Os candidatos poderão concorrer a 6.394 vagas. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, de 8 de setembro a 2 de outubro.

A prova da primeira fase será no dia 8 de novembro. Os candidatos serão convocados no dia 4 de dezembro e farão as provas nos dias 20 e 21 de dezembro. A divulgação da convocação para matrícula e da lista de espera acontecerá em 29 de janeiro de 2010.


Como será a prova
A primeira fase, eliminatória, terá prova de conhecimentos gerais, com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais):


- Linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte);

- ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática);

- ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).


Para realizar a segunda fase, serão convocados os mais bem classificados na primeira etapa. Esta fase será aplicada em dois dias. No primeiro, a avaliação será composta de 12 questões discursivas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12, também discursivas, de ciências humanas e suas tecnologias.

No segundo dia, os candidatos farão a prova com 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo. A duração de cada dia de prova (primeira e segunda fases) será de quatro horas e meia.


Uso do Enem
O aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também será maior. Até o último processo seletivo, a nota do exame compunha 4% da nota final. Com as mudanças aprovadas, o Enem representará 10% da pontuação final, nos cursos em que não há prova de habilidade específica.

As provas de habilidades específicas, que antes eram aplicadas para todos os candidatos, agora passarão a ser realizadas apenas pelos estudantes convocados para a segunda fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário