A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) adiou, nesta quinta-feira (30), o início do prazo de inscrição para o vestibular 2010. O período de inscrições começaria no dia 7 de agosto, mas foi transferido para o dia 12.
De acordo com a instituição, a mudança ocorreu, porque o Conselho Universitário vai analisar o sistema de bônus no dia 4. Como o órgão poderá sugerir alterações na bonificação, o adiamento das inscrições seria necessário para a publicação de um eventual edital.
A universidade terá 650 novas vagas em 11 cursos inéditos no vestibular 2010. As informações foram divulgadas no edital do processo seletivo.
Ao todo, serão oferecidas 6.600 vagas, distribuídas em 75 cursos. Do total de vagas, 240 serão oferecidas no campus de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, e o restante (6.360), em Belo Horizonte.
Os cursos de comunicação social, farmácia, filosofia e geografia ganharam, ao todo, 160 novas vagas, que serão oferecidas em 2010.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever para o vestibular 2010 de 12 de agosto a 8 de setembro de 2009, exclusivamente pela internet. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130.
Só poderá concorrer a uma das vagas o candidato que tiver concluído ou estiver regularmente matriculado na 3ª série do ensino médio, ou de curso equivalente. Quem não se enquadrar nesse critério, mas desejar, mesmo assim, participar do concurso poderá se inscrever como "treineiro". Os interessados que optarem pelo treinamento não concorrem a uma das vagas oferecidas pela universidade.
Bônus
No ato da inscrição, o candidato que comprovar ter cursado e ter sido aprovado nas quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em qualquer escola pública do país poderá optar por concorrer ao Programa de Bônus de 10% em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso. À nota final de cada etapa do candidato será aplicado um multiplicador de 1,10.
Além disso, o aluno de escola pública que se autodeclarar pardo ou negro, também poderá concorrer pelo Programa de Bônus de 15%, em sua nota final, em cada uma das etapas do concurso. Ou seja, à nota final de cada etapa desse candidato será aplicado um multiplicador de 1,15.
O sistema de bônus no processo seletivo da UFMG foi adotado pela primeira vez em 2009.
Provas
A primeira etapa do vestibular será aplicada em 29 de novembro; a segunda etapa vai de 4 a 11 de janeiro de 2010.
Para o vestibular 2010 é pedida a leitura obrigatória dos seguintes livros:
Sermão da Sexagésima; Padre Antônio Vieira;
Bom crioulo; Adolfo Caminha;
Cobra Norato; Raul Bopp;
Crônica da Casa Assassinada; Lúcio Cardoso;
Antes do Baile Verde; Lygia Fagundes Telles.
Outras informações podem ser obtidas no site da UFMG.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
UFMG adia início das inscrições para o vestibular 2010; prazo começa no dia 12
Marcadores:
notícias,
notícias vestibular,
ufmg,
ufmg 2010,
vestibular 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário