quarta-feira, 15 de julho de 2009

Inscrição no Enem não deve ficar para a última hora, orienta o MEC


Expectativa do Inep é regristrar 6 milhões de inscritos.
Candidatos devem fazer a inscrição pela internet.

Do G1


Muitos estudantes continuam com dificuldade para fazer a inscrição pela internet no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas o Ministério da Educação garante que não vai prorrogar o prazo.

A expectativa é ainda maior por causa das mudanças deste ano. O Enem será usado como porta de entrada para 46 das 55 universidades federais.


Confira o novo formato do Enem
Novo Enem (as provas abordam quatro áreas):
Dia 3 de outubro - ciências da natureza e humanas
Dia 4 de outubro - matemática, linguagens e códigos (ou seja, provas de português e redação)

Os resultados começam a ser divulgados em dezembro e o boletim final sai em janeiro do ano que vem.


As inscrições para o Enem começaram no dia 15 de junho. Os documentos exigidos para preencher o formulário da internet são identidade e CPF. Até agora, mais de 3,2 milhões de alunos já se inscreveram. Esse numero deve aumentar na reta final e para evitar problemas, o Ministério da Educação aconselha:

“O fundamental é as pessoas fazerem com a maior antecedência, porque no final sempre pode haver um congestionamento”, afirma Helington Ribeiro Tavares, diretor de Avaliação Básica do Inep.

Esse problema já foi registrado pelo Ministério em São Paulo, mas, segundo o governo, é de responsabilidade de provedores de internet locais.

“Se está tentando num determinado local e não está conseguindo, ele tem que procurar outra alternativa, provavelmente outro provedor, uma lan house, uma outra escola. Não vai ter uma segunda chance”, explica Tavares.

O número de pessoas inscritas no Enem ultrapassou 3 milhões nesta segunda-feira (13). No entanto, esse número ainda está bem abaixo da expectativa do Inep de registrar 6 milhões de inscrições. O prazo para se inscrever termina no dia 17 de julho. Os candidatos devem acessar o site http://enem.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.



Após o cadastro no site, o candidato deve aguardar uma confirmação por e-mail o recebimento da inscrição. Na sequência, os estudantes de escola pública que estão concluindo o ensino médio devem imprimir o comprovante de inscrição.


Aqueles que concluirão o ensino médio em escola privada devem imprimir o boleto para pagamento em qualquer agência bancária (o valor é de R$ 35) ou solicitar isenção da taxa de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário