sábado, 4 de julho de 2009

Há 61 anos morria Monteiro Lobato; conheça sua obra


da Folha Online

Em 4 de julho de 1948, o escritor Monteiro Lobato morria depois de dois espasmos cerebrais. Precursor da literatura infanto juvenil no país, o criador do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo é considerado um dos mais influentes escritores brasileiros do século 20.

Com texto objetivo e irônico, alcançou a preferência de crianças e adultos ao abordar assuntos fortes como doenças endêmicas, defesa do meio-ambiente, reforma agrária e petróleo, com características reais e ao mesmo tempo cheias de fantasia.

Nascido em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP), o autor da frase "Um país se faz com homens e livros" deixou um legado literário reconhecido até os dias atuais.

A Livraria da Folha selecionou obras de Monteiro Lobato, com diferentes temáticas e estilos:


Clássico infantil "O Sitio do Picapau Amarelo" consagrou o escritor

"O Sitio do Picapau Amarelo"
"O Sítio do Picapau Amarelo" é um dos maiores clássicos da literatura infanto juvenil brasileira, escrito no começo do século 20 pelo grande autor Monteiro Lobato. O livro traz as aventuras da turma de Narizinho, Pedrinho e a boneca de pano Emília no sítio de Dona Benta, onde costumam passar as férias.

Com uma vasta gama de outros personagens que exploram a riqueza cultural e folclórica do Brasil, as histórias da turma do Sítio do Picapau Amarelo ganharam lugar de destaque no imaginário popular brasileiro, tornando-se objeto de incontáveis releituras, montagens teatrais e adaptações televisivas.

Assembléia na Mata
O sagui assiste às cenas de caçada da onça e vai logo contar à capivara que os meninos do sítio de dona Benta mataram a fera e a arrastaram até o terreiro. Assustada com a notícia, a capivara reúne uma assembleia de todos os bichos.


"Os Espiões da Emília"
O caso da morte da onça torna-se bastante sério e os bichos da mata declaram guerra ao Sítio do Picapau Amarelo, no livro "Os Espiões da Emília: De como os Besouros Revelam o Ataque das Onças ao Sítio de Dona Benta" (Editora Brasiliense). Na assembleia, os animais decidem os planos de ataque. E no sítio todos tratam de se defender e contam com a ajuda dos espiões da Emília.

"O Saci Pererê: Resultado de um Inquérito"
Lançado pela primeira vez em 1918, o livro "O Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito" é uma investigação acerca da real identidade da conhecida figura do nosso folclore. Por meio de diversos depoimentos vindo de todas as partes do Brasil sobre as características do Saci, Lobato traça neste livro, mais que o perfil desta figura folclórica, um retrato do próprio brasileiro da época.


"Reinações de Narizinho (Vol. 1)"
Clássico da literatura infantil que vem atravessando gerações, o livro reúne seis das 11 histórias que começaram a ser escritas por Monteiro Lobato, em 1920, e levaram cerca de uma década para ficarem prontas. Neste livro, Narizinho, a neta de Dona Benta, visita o Reino das Águas Claras e leva com ela a boneca de pano Emília.

Com a chegada de Pedrinho, o primo da menina do nariz arrebitado que veio passar férias no Sítio do Picapau Amarelo, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó.

"Reinações de Narizinho (Vol. 2)"
Este livro reúne cinco histórias de Monteiro Lobato que dão continuidade às aventuras no Sítio do Picapau Amarelo. Desta vez, Emília, Narizinho e Pedrinho recebem a visita de personagens como Cinderela, Branca de Neve e Pequeno Polegar. Também chega ao Sítio o Peninha, garoto invisível que trouxe no bolso algo que mudou a rotina dos netos de Dona Benta, o incrível pó de pirlimpimpim. Com esse pó mágico a turma do Sítio viaja para o Mundo das Maravilhas. Lá eles conhecem os fabulistas Esopo e La Fontaine e resgatam o Burro Falante que vai morar no Sítio.


"Urupês"
O livro reúne diversos contos que se passam no interior do estado de São Paulo com elementos cômicos e trágicos. No último conto, que dá nome ao livro, o autor apresenta um caboclo típico e ocioso, Jeca Tatu, que mais tarde se tornou famoso na série de televisão "Sítio do Picapau Amarelo". O autor foi, e ainda é, muito criticado por tratar o homem do campo como ignorante, preguiçoso e atrasado, mas antecipou o debate de questões ambientais como as queimadas e o desmatamento.


"Histórias Diversas"

O livro infantil foi publicado originalmente em 1947, nas obras completas de Monteiro Lobato. Algumas das histórias que compõem a obra teriam se transformado em livros, não fosse a morte do autor, um ano depois. Entre elas estão "As Botas de Sete Léguas", "Uma Pequena Fada" e "O Museu da Emília".

A naturalidade com que Monteiro Lobato construía seus personagens fez com que eles não perdessem a atualidade e, por isso, são lembrados até hoje. Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde e a incrível boneca Emília convidam à leitura e prometem divertir os leitores infantis.

"E Era a Onça Mesmo"
A aventura do livro, "E Era a Onça Mesmo: Fragmento Do Caçadas De Pedrinho" (Editora Brasiliense), começa quando Rabicó conta para Pedrinho que viu rastros de onça no Capoeirão dos Taquaruçus.

A turma toda sai à procura da fera sob o comando do visconde de Sabugosa. Quando ficam de cara com a onçona, surgem diversos imprevistos, mas o astuto Pedrinho tem uma boa ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário