quinta-feira, 2 de julho de 2009

Lançamento: Amanhecer (Stephanie Meyer)


A Volta do Vampiro

Os fanáticos pelos livros de Stephenie Meyer podem saltar de alegria. Já este disponível Amanhecer, quarta e última publicação da série que teve início com Crepúsculo. Para completar a felicidade a versão para o cinema de Lua Nova está sendo rodado e deve estrear em novembro


Romance “proibido”, cenários sombrios e personagens surreais. Pronto, a fórmula perfeita para transformar um livro em best seller. Assim como O Senhor dos Anéis e Harry Porter, a série da escritora Stephenie Meyer não é diferente. A história que teve início com Crepúsculo manteve sucesso com Lua Nova, Eclipse e agora – para fechar com tudo – vem o fascínio de Amanhecer, em 567 páginas.

Para quem quer aproveitar o período de férias para viajar na leitura, a dica é escolher uma boa história e não ver sequer o tempo passar. Que tal iniciar a aventura, conhecendo a saga de Bella Swan, apaixonada pelo sedutor vampiro Edward Cullen e envolvida com Jacob Black, que mais na frente – no segundo número – vai ter sua origem revelada. Vida imortal X amor e amizade X amor são apenas alguns dos conflitos que Bella é obrigada a enfrentar.

Os conflitos aparecem logo no primeiro número da série - O Crepúsculo - e à medida que a história vai sendo desenrolada, uma curva de emoções captura leitores e fãs de todo o mundo.

Sobre a capa de Amanhecer, a própria escritora explica o significado do tabuleiro: “Amanhecer é uma capa que mostra a metáfora do progresso de Bella ao longo da saga. Ela começou como a mais fraca (pelo menos fisicamente, quando comparada aos vampiros e lobisomens) e joga duro no tabuleiro: o peão. E termina como a mais forte: a rainha”.

Pois é, não é de estranhar que livros volumosos como os quatro sejam “devorados” em poucas horas.

Nas telonas
Não é de hoje que as histórias envolvendo vampiros e lobisomens fazem sucesso. Basta puxar bem pela memória e se lembrar de sucessos como a novela Vamp ou os filmes O Coronel e o Lobisomem ou ainda Entrevista com o Vampiro.

No fim do ano passado, os fãs de Crepúsculo comemoraram ao poder ver nos cinema a adaptação do livro. Como sempre, a história teve que ser resumida, mas vale a pena garantir o lugar na plateia.

O segundo número da série, Lua Nova, está sendo filmado e é um dos longas mais aguardados pela galera. A data de estreia já foi divulgada: 20 de novembro.

Apesar de o elenco continuar o mesmo, a continuação de Crepúsculo mudou a direção. Agora Chris Weitz é o diretor que escolheu Canadá e Itália como algumas das locações. Como no livro o sedutor vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) aparece bem menos que em Crepúsculo. A adaptação vai mudar alguns trechos, para não correr o risco de a dupla Jacob ((Taylor Lautner) e Bella (Kristen Stewart) não sustentar o sucesso.

Não perde nada
A forma como a escritora Sthephenie Meyer caracteriza os personagens, o romance surreal e o mundo fantástico são pontos destacados pela estudante Amanda Moreira, 14, para explicar o sucesso da série. “É viciante e prende muito a atenção”, diz, contando que já leu os quatro livros, e leva em média uma semana para cada um deles. Vale lembrar que os livros são bem volumosos. O Amanhecer, por exemplo, tem 567 páginas. “Você não consegue parar, se você começar, não vai se arrepender”, convida, durante a entrevista. A influência é tão forte que ela diz ter conseguido transformar a irmã Mariana em mais uma fã “desta ma-ra-vi-lho-sa série de livros”. Sempre por dentro das novidades em relação à série, Amanda diz que Sthephenie já escreveu 12 capítulos do quinto número, o O Sol da Meia Noite, que é o Crepúsculo na visão do Edward. “Acho que ela deveria escrever os quatro volumes na visão dele, totalizando os oito números”, sugere. Sobre a protagonista, ela diz que se identifica um pouco com a Bella: “Acho que também ficaria indecisa ao ter que resolver tantos problemas e tomar tantas decisões”, avalia.

Atuação perfeita
“Eu amo histórias assim com lobisomens e vampiros”, revela o estudante Ian de Andrade, 16. Fã também das aventuras de Harry Porter, Ian elogia a adaptação de Crepúsculo. “Nossa, a atuação é perfeita! Eu já admiro alguns atores, como o Robert Pattinson (o Edward), que vejo desde Harry Porter e a Nick Reed que faz a Rosálie. Eu amo aquela atriz, desde o filme Aos Treze e outros eu gostei quando conheci, tipo a kristen Stewart (a Bella)”, destaca.

Pelo jeito, Ian está só esperando a estreia da adaptação de Lua Nova “Vou com certeza ver Lua Nova”. Até lá, ele ainda vai acabar de ler o primeiro da série da escritora Stephenie Meyer.

Leitura dinâmica
Tudo bem que quando se gosta do livro a leitura é rápida, mas certamente a estudante Aline Angelim, 14, é uma das que estão no topo do ranking de rapidez. “Quando começo a ler não paro mais. Em um fim de semana, li o Eclipse e minha mãe até reclamava porque não me lembrava nem de comer”, diverte-se.

A paixão pela série veio pela curiosidade, no começo deste ano: “Todo mundo falava que o livro era muito bom, aí pedi emprestado e adorei muito, muito, muito e fui me apaixonando cada vez mais. Já li os três primeiros, só falta o Amanhecer”, diz. Para ela, o Eclipse é o mais emocionante porque Edward e Jacob brigam muito e Bella fica perturbada com a situação e, segundo Aline, é o que tem mais ação. “O que mais gosto é ver o relacionamento deles dois que nunca dá certo, fica sempre no quase e na expectativa. A Belle é meio louca, ela vira vampira, mas não quer casar. Eu no lugar dela? Não teria dúvidas rsrs”, brinca.

Capaz de tudo
O romance é – sem dúvida – o que mais motiva a estudante Luana Carvalho, 14, a não perder nada que fale de um dos livros da série. “Eu seria capaz de tudo mesmo para viver este amor. Faria o possível e o impossível para dar certo”, diz, referindo-se ao amor entre os protagonistas Edward e Bella.

Para as férias, ela já tem programa certo: “Nessas férias, pretendo passar um bom período lendo”, diz ao contar que leu Crepúsculo e Lua Nova e está começando a ler Eclipse.

“Dizem que quando o livro é bom a gente lê em pouco tempo, na realidade eu fiz com que se confirmasse essa frase, eu li o livro em dois dias e meio”, comemora.

Sobre o filme ela diz que sempre está revendo Crepúsculo e não vê a hora de estrear o Lua Nova: “Na realidade ainda não sei como estou me controlando”, brinca.


Amanhecer, de Stephenie Meyer
567 pags
Preço médio R$ 35


Fonte: Jornal "O Povo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário