quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ensino médio vai sofrer mudanças a partir de 2010: 20% da carga horária destinados à leitura


Cem escolas vão mudar o sistema de ensino para atrair estudantes e reduzir a evasão escolar. Atualmente, 18% dos jovens de 15 a 17anos não frequentam mais a escola.


Números, fórmulas, tabelas. Como encaixar todo esse conteúdo na cabeça dos adolescentes? “Tem bastante fórmula. Podia não ter tanta fórmula, né?”, sugere uma estudante.

Os alunos reclamam. O atual ensino médio não é estimulante. A ideia do novo modelo é atrair os jovens e reduzir a evasão escolar.

“Aprendizagem criativa, contextualizada, incentivando a criatividade e a pesquisa e, principalmente, com foto na leitura”, explica a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar.

Com as mudanças, pelo menos 20% da carga horária terão que ser dedicados à leitura. As 12 disciplinas atuais, obrigatórias, serão adequadas a quatro eixos básicos: ciência, tecnologia, cultura e trabalho.

A partir de 2010, cem escolas brasileiras vão adotar o novo modelo de ensino médio. “Hoje, o ensino médio para o aluno é uma coisa sem sentido. Ele não se sente em condição de ir para uma universidade pública e, por outro lado, não se sente em condição de encarar o mercado de trabalho. Com uma perspectiva dessas, a relação muda completamente”, afirma o secretário de Educação do DF, José Luiz Valente.

Pelo novo sistema, os alunos terão mais autonomia no ensino médio. Poderão escolher 20% da grade curricular e direcionar essa escolha, por exemplo, para matérias que estão mais ligadas ao futuro profissional.

A carga horária mínima vai subir de quatro para cinco horas por dia. Alteração já colocada em prática aqui no Distrito Federal. Durante as aulas, a ordem é aproximar o conteúdo da realidade dos alunos.

“Isso nos leva, ou leva a pessoa, a se esforçar mais nos estudos e possivelmente a ter um futuro melhor. Um futuro melhor para ela e para o Brasil”, destaca o estudante Welinson Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário