quinta-feira, 2 de julho de 2009

Estudantes relatam ter dificuldades para se inscrever no Enem

nPedido de isenção pode ser feito até o fim das incrições, em 17/7.
Aluno que ainda está no ensino médio público não precisa fazer pedido.


*Do G1

Na hora de se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes que terminaram os estudos em escola pública relatam ter dificuldade para pedir isenção da taxa de R$ 35. Quem ainda está concluindo o ensino médio em escola pública não precisa pedir a isenção no formulário porque ela é gerada automaticamente.


Houve também uma confusão com as datas para o pedido de isenção. O primeiro prazo vencia em junho, mas depois mudou para 17 de julho, a mesma data final para fazer a inscrição.


A primeira portaria publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, trazia uma data errada para pedir isenção. Por essa portaria, o prazo terminaria do dia 19 de junho. Com isso, muita gente correu para fazer a inscrição.


“Fiz esses dias porque teve aquela confusão de datas. Para me antecipar, não ficar perdida, fiz logo a inscrição”, justifica Daiane Cristine Silva.

Para acabar com a confusão, o Inep publicou uma segunda portaria com o novo prazo para fazer a inscrição e pedir a isenção da taxa.

Sem conexão

Alguns candidatos também reclamam que não conseguem entrar na página da internet onde devem ser feitas as inscrições para o exame.

Horas no computador e Bárbara França não conseguia fazer a inscrição para o Enem. A maior preocupação era perder o prazo para pedir a isenção da taxa.

“Não tenho dinheiro para pagar, por isso estou tentando fazer a inscrição com a isenção. Estou desempregada, não tenho condições de pagar”, diz a estudante.

O instituto que organiza o exame admitiu que a publicação da primeira portaria foi um erro. A data que vale é a do dia 17 de julho. A orientação é para os alunos continuarem tentando via internet. O problema é que com tanta procura o site do Inep ficou congestionado.

O diretor do instituto diz que o site está passando por modificações. “A demanda está sendo muito grande. A infraestrutura que foi montada foi para suportar até 1,6 milhão de inscrições ao mesmo tempo. Alguns problemas de rede já aconteceram e estão sendo revistos para que esses eventuais problemas possam ser sanados nas próximas horas”, garante o diretor de avaliação de educação básica do Inep, Heliton Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário