quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quadrinhos na Flip 2009


Na manhã desta quinta-feira, o público, que lamentavelmente ocupou apenas pouco mais da metade dos lugares do auditório da Tenda dos Autores, pôde conferir uma das melhores novidades da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano: uma mesa exclusivamente dedicada às histórias em quadrinhos, inclusive com a leitura de textos por parte dos autores ao mesmo tempo em que seus desenhos eram projetadas nos telões. Rafael Coutinho, Rafael Grampá e os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá se juntaram na mesa "Novos traços", sob mediação do escritor Joca Reiners Terron.

Tradicionalmente, a mesa da Flip de quinta-feira, a primeira da programação oficial, reúne jovens autores em início de carreira. Desta vez, porém, o caráter de "iniciante" teve uma relação mais próxima ao tema do que aos autores. Tanto os gêmeos Bá e Moon quanto Grampá já foram vencedores do Eisner, mais importante premiação para histórias em quadrinhos do mundo. Apenas Rafael Coutinho pode ser considerado um promissor iniciante, mas sua trajetória tem uma peculiaridade que faz dele um dos mais próximos ao mercado nacional de HQs: Coutinho é filho de Laerte (ou "filho de Deus", como definiu Terron), um dos principais quadrinistas do Brasil.

- Meu pai é realmente uma figura muito boa no que ele faz - disse Coutinho.

Num dos melhores momentos da mesa, discutiu-se a relação entre quadrinhos e literatura. Todos os autores concordaram que as duas formas de expressão diferem entre si, mas Moon minimizou o debate:

- Na verdade, isso não importa. Não deveria importar a forma, deveria importar o conteúdo. Às vezes você se expressa por um livro, às vezes pelo cinema, às vezes por escultura, às vezes por quadrinhos. A gente escolhe os quadrinhos.

Grampá acrescentou:

- Quadrinhos e literatura se aproximam muito. As pessoas vivem nos perguntando se a gente ganha status pelo fato de o quadrinho adulto estar ganhando importância ao ser comparado ao texto literário. Não é uma coisa que faça diferente para a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário